terça-feira, 1 de junho de 2010

Gato,

não.. é um homem lindo que estou falando (w)
é gato da familia dos felinos :P hihi
eu sempre tive problemas com gatos, até ter uma em casa (:
infelizmente ela nao é minha :/
bom, vou direto ao post :)



SOBRE
Como os gatos são independentes por natureza, mesmo assim eles precisam dos seus cuidados como qualquer outro animal de estimação e com isso irão apreciar muito os seus carinhos.

ALIMENTAÇÃO
A ração deve ser introduzida aos poucos na alimentação dos gatos, para que eles se acostumem a mudança no paladar e na textura. Água fresca deve estar sempre á disposição do gato.
Atenção : gatos raramente se tornam gordos, mesmo sendo animais bastante preguiçosos, mas os gatos castrados podem muitas vezes tornar-se obesos (como a Pinga :P)


FILHOTES

Quando em fase de crescimento, os gatinhos têm necessidades maiores de alimentação: proteínas para criar músculos, mais cálcio e fósforo para o desenvolvimento dos ossos e uma enorme quantidade de outros sais minerais e vitaminas. Pode ser dado alimento em grande quantidade, bem como leite. Não dê muito leite, porque pode causar diarréia. Alimente os filhotes sempre que achar necessario e nunca menos que três vezes ao dia até eles completarem 6 meses. Caso haja sobra de alimento no comedouro, o mesmo deverá ser retirado em no máximo 15 minutos.



SAÚDE

Graças à vainação,hoje os gatos já podem ser protegidos contra uma doença grave e muitas vezes fatal: a Enterite lnfecciosa dos Felinos (internacionalmente conhecida por F.l.E.). Esta doença é por vezes designada "Gripe dos Gatos'" o que leva a confundi-la com outra virose associada a corrimento dos olhos e do nariz.

A vacinação é feita em duas etapas, a primeira dada geralmente por volta das 8 semanas e a segunda, por volta das 12 semanas ou a critério do veterinário. Uma única dose de reforço por ano ajuda a manter a imunidade.


HIGIENE

É muito importante dar ao gato desde cedo um local certo para que ele faça suas necessidades. Um banheiro ou uma área externa são ideais para isto e evitarão que o gato venha a usar a casa para este fim. O local escolhido deverá ser inspecionado e as fezes removidas todos os dias. Como uma caixinha com areia específica


OBSERVAÇÕES
algumas pessoas não gostam de gatos e por isso abandonam em qualquer lugar ou mesmo acabam sacrificando, mas maltratar e abandonar animais é crime. então, faça doações. sempre tem alguem querendo adotar um bichinho de estimação. e posso falar por experiencia propria, a Pinga é minha maior companheira *-* nunca imaginei que fosse amar tanto um gato




ooooown *-*

FONTE : Saúde Animal

2 comentários:

  1. Adorei o post sobre gatos !
    Eu sou apaixonada por esses felinos :D

    A gata do meu primo tbm se chama Pinga ! Só que ela é preta...

    Muitas pessoas tem preconceito com gatos, falam que eles são traiçoeiros, que só ligam para casa e comida etc... Sinto pena dessas pessoas, afinal elas nunca tiveram um gatinho na vida...

    Beeijos ;*
    Fee

    ResponderExcluir
  2. eu assumo que era uma dessas pessoas, até conhecer essa gata linda, que hoje é meu amorzinho *_*

    ResponderExcluir