sexta-feira, 26 de março de 2010

Como se faz ?


Eu sempre falo de esmalte, ai hoje estava pensando : ' como eles são feitos ? ' . achei legal e vim compartilhar com voces *-*
Os ingredientes usados são: bentone (uma argila modificada), plastificante (que forma aquela película na unha), solventes, nitrocelulose (que é uma resina) e pigmentos. Eles devem ser colocados na quantidade certa e no tempo certo. Isso implica diretamente na qualidade do produto. Os produtos são escolhidos e testados antes de serem usados. A primeira etapa é a preparação do verniz, aquele que parece açúcar de confeiteiro. Dentro do tacho vão os solventes, o plastificante e a resina. Eles são agitados durante uma hora para que a resina se dissolva e a mistura fique homogênea. Em seguida, é preparado o anti-sedimentante, que vai impedir que os resíduos do esmalte se depositem no fundo do vidro. São misturados o bentone (a argila) e os solventes. Aí, mais duas horas batendo a "massa" para dissolver bem a argila. A base para todos os esmaltes é feita com a união de 60% do verniz e de 40% do anti-sedimentante. Agora, é o momento que o esmalte ganha cor. O pigmento é derramado no tacho, misturando-se aos poucos à base.
A última etapa é a filtragem. O esmalte passa por um "coador" de náilon para filtrar eventuais resíduos. Só então ele vai para galões, separados por cor. E, antes de ser envasado, é testado em laboratório. Aí, depois de testado, o produto pronto vai direto para o setor de embalagens. O esmalte vai para os vidrinhos através de quatro mangueiras. A cada hora, 6 mil esmaltes são envasados. Para colocar a tampa com o pincel, ocorrem dois processos: o manual, com os funcionários, e o automático, em que as tampinhas já chegam girando e as máquinas fazem tudo. Alguns vidros vão direto para a caixa. Outros são colocados em filmes de PVC que têm moldagem à vácuo. Agora, estão prontos para seguir para as lojas.
Cada vidrinho vai custar entre R$1,50 e R$ 5,00. Cada um tem 8 ml, o que dá para pintar as unhas de quatro pés e quatro mãos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário